skip to Main Content

NBR ISO 45001 Sistema de Gestão Saúde e Segurança do Trabalho

A ISO 45001 é uma norma internacional que estabelece os requisitos para sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional (SGSSO) em organizações. Ela foi desenvolvida para ajudar as empresas e outras entidades a melhorar a saúde e a segurança de seus trabalhadores, bem como a reduzir os riscos associados às operações ocupacionais.

A ISO 45001 foi projetada para ser aplicável a organizações de todos os tipos e tamanhos, independentemente do setor em que atuam. Ela fornece uma estrutura e um conjunto de diretrizes que as organizações podem seguir para estabelecer, implementar e manter um sistema eficaz de gestão de saúde e segurança ocupacional.

Alguns dos principais elementos e princípios da ISO 45001 incluem:

Compromisso da Alta Direção: A norma exige que a alta administração da organização demonstre liderança e compromisso com a saúde e segurança ocupacional.

Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos: As organizações devem identificar os perigos associados às suas atividades e avaliar os riscos para a saúde e segurança dos trabalhadores.

Política de Saúde e Segurança Ocupacional: As organizações devem estabelecer uma política de saúde e segurança ocupacional, definindo objetivos e metas para melhorias contínuas.

Atendimento aos Requisitos Legais: A ISO 45001 exige que as organizações cumpram os requisitos legais e regulamentares aplicáveis à saúde e segurança ocupacional.

Gestão de Mudanças: As mudanças nas operações que possam afetar a saúde e segurança ocupacional devem ser gerenciadas de forma controlada.

Comunicação e Participação dos Trabalhadores: A norma enfatiza a importância da comunicação eficaz e da participação dos trabalhadores na gestão da saúde e segurança ocupacional.

Melhoria Contínua: As organizações são incentivadas a avaliar regularmente seu desempenho em saúde e segurança ocupacional e a implementar medidas para aprimorá-lo.

A implementação da ISO 45001 ajuda as organizações a criar ambientes de trabalho mais seguros, a reduzir acidentes e doenças ocupacionais, a melhorar a moral dos funcionários e a cumprir as obrigações legais relacionadas à saúde e segurança. Ela também pode contribuir para a redução de custos associados a acidentes e lesões no local de trabalho e para a melhoria da imagem da empresa.

10 VANTAGENS DE IMPLANTAR A ISO 45001

1 – Melhoria na Segurança dos Trabalhadores: A ISO 45001 ajuda a identificar e mitigar riscos ocupacionais, tornando o ambiente de trabalho mais seguro e reduzindo a ocorrência de acidentes e lesões.

2 – Conformidade Legal: A norma auxilia na garantia de que a organização esteja em conformidade com as regulamentações e leis de saúde e segurança ocupacional, reduzindo o risco de multas e sanções.

3 – Redução de Custos: Menos acidentes e doenças ocupacionais resultam em menos custos associados a licenças médicas, indenizações e interrupções nas operações.

4 – Aumento da Produtividade: Um ambiente de trabalho mais seguro e saudável geralmente leva a uma força de trabalho mais produtiva, com menos tempo perdido devido a lesões ou doenças.

5 – Engajamento dos Funcionários: Os funcionários geralmente se sentem mais valorizados quando a organização demonstra compromisso com sua saúde e segurança, levando a um maior engajamento e satisfação no trabalho.

6 – Redução de Acidentes Graves: A identificação e o controle de riscos reduzem a probabilidade de acidentes graves ou fatais.

7 – Melhoria na Imagem da Empresa: A certificação ISO 45001 demonstra responsabilidade corporativa e preocupação com a segurança dos trabalhadores, o que melhora a imagem da empresa perante clientes, fornecedores e investidores.

8 – Acesso a Novos Mercados: Algumas organizações exigem que seus fornecedores tenham sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional certificados, o que pode abrir novas oportunidades de negócios.

9 – Inovação: A busca por melhorias na saúde e segurança ocupacional muitas vezes leva à inovação de processos e métodos de trabalho.

10 – Redução do Absenteísmo: Ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis podem ajudar a reduzir o absenteísmo devido a doenças relacionadas ao trabalho.

Back To Top
Search